Estrutura da Comenda Tomar

Comendadoria: COMENDADORO Comendador,sob cuja direcção estavam as Províncias, preside e dirige os trabalhos da Comenda e por esta responde perante terceiros.

Chancelaria: CHANCELER – Coadjuva o Comendador e substitui este, na sua ausência.

Senescalaria: SENESCAL – Substitui o Comendador na sua ausência, sendo o responsável pelo Templo e pela política interna e zela pelo integral cumprimento dos ritos e regras na Comenda.

Secretariado: SECRETARIO – Secretaria todos os eventos da Comenda e responde pela escrituração dos livros oficiais.

Tesouraria: TESOUREIRO – Regista todos os movimentos financeiros da Comenda, efectua os pagamentos e, responde pela escrituração dos livros oficiais das contas da tesouraria.

Capelania: CAPELAO – Responsável durante as sessões rituais pela leitura das orações e pela fé na Comenda. Recebe as informações e coordena o auxílio aos desamparados e aos que sofrem.

Hospitaleiro: HOSPITALEIRO – A função principal do Hospitaleiro é administrar as campanhas sociais do Capítulo, porém, compete a este oficial toda a parte social, e não só as campanhas.

Referendaria: REFERENDARIO – Responsável pelo conhecimento e divulgação das leis e normas internas, assessorando o Comendador em todos os aspectos jurídico-legais.

Mestraria-do-Cerimonial: MESTRE DE CERIMÓNIAS – Responsável pelo protocolo e pela organização das reuniões e cerimónias rituais, coadjuvando o Comendador.

Porta-Estandarteria: PORTA ESTANDARTE – Responsável pela guarda e transporte cerimonial do Estandarte da Comenda Templária. Nas cerimónias, é sempre o primeiro da fila ritual.

Porta-Espadaria: PORTA ESPADA – Responsável pela guarda e transporte cerimonial da Espada do Comendador. Nas cerimónias, é sempre o segundo da fila ritual.