O nome oficial da ordem moderna em latim é: “Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani”, Soberana Ordem Militar do Templo de Jerusalém.
Visite o site da OSMTH em: osmth.org
A OSMTH foi fundada em 1804, pelo médico Fabré-Palaprat com o apoio de Napoleão. É oficialmente reconhecida em 1853 por Napoleão III. Não é descendente direta da antiga Ordem fundada por Hugues de Payens em 1118, em Jerusalém e dissolvida pelo Papa Clemente V em 1312.
Fabré-Palaprat foi um produto da era do Iluminismo com os seus ideais humanitários e humanísticos. Os conceitos de “Templário” e “Templarismo” tornaram-se para ele, um sinónimo de conduta de cavalaria, de ajuda, proteção, decência e dedicação e foi com esse ideal que fundou a Ordem do Templo de Jerusalém.
A OSMTH hoje é uma organização apolítica e sem fins lucrativos, creditada no concelho económico das Nações Unidas (ECOSOC), como uma organização não governamental (ONG), registada na Suiça com o n.º CH-660.1.972.999-4, com um estatuto especial de consultora e mantém missões ativas nas Nações Unidas, em Nova Iorque, Genebra e Viena.
É uma organização secular e ecuménica e destina-se a realizar cristãos militares e homens civis (Cavaleiros) e mulheres (Damas), que demonstrem possuir elevada ética e princípios morais, e que desejam seguir as tradições do Templo.
As virtudes da Fé, Esperança e Caridade são as luzes guia da Soberana Ordem Militar do Templo de Jerusalém, cujos membros devem servir, tal como os cavaleiros originais serviram. O lema da Ordem, “Non nobis, Domine, non nobis, sed Nomini Tuo ad Gloriam”, está em Salmos 115 versículo 1 – “Não para nós, Senhor, Não para nós, mas para Glória de Teu Nome”.
A missão da OSMTH está expressa na Declaração proferida em Bruxelas a 13 de outubro de 2007 sintetizada na seguinte frase:
“Ajudar a humanidade na sua peregrinação pela vida”
Como organização internacional, a Ordem está constituída legalmente como associação de associações , composta pelos Grandes Priorados Nacionais que são membros filiados.
O orgão máximo da OSMTH é o Grande Conselho Magistral (GMC – Grand Magistral Council), presidido pelo Grand Commander com representação de todos os grandes Priorados, pelos seus Grão Priores, através do sistema um país, um voto.
Este orgão é o corpo legislativo da OSMTH e decide estatutos, regulamentos, políticas e programas para as operações internacionais e gestão da Ordem. Reúne-se duas vezes por ano, na primavera e outono.
Vários Comitês Internacionais dão suporte ao GMC:
- Comité de Prémios e instalações
- Comité de Comunicação e Imprensa
- Comité Consultivo Financeiro
- Comité de História e Arquivo
- Comité de Governação da Organização
- Comité de Segurança
- Comité de instalações edificadas
A Assembleia Geral – de dois em dois anos a OSMTH realiza um GCG – Grande Capítulo Geral, uma assembleia com todos os membros individuais da Ordem, pertencentes aos seus Grão Priorados.
Propósitos da OSMTH
- Proporcionar oportunidades para a prática do cristianismo ecuménico;
- Promover e encorajar o trabalho humanitário cristão e a caridade em geral, mas especialmente dedicada ao suporte dos povos do Médio Oriente;
- Encorajar todas as formas de fortalecimento espiritual e moral da humanidade de acordo com o princípio da ordem, vertido no lema Non nobis Domine non nobis sed nomini tuo ad gloriam
- Abraçar os preceitos da cavalaria cristã;
- Investigar e emular os ideais históricos da Ordem antiga;
- Admitir como membros associações e formar e administrar instituições que facilitem o trabalho da Ordem em todas as áreas geográficas;
- Manter contacto e desenvolver colaboração com Ordens e instituições similares.
Valores da OSMTH
Os membros da OSMTH, são homens e mulheres de fé que aceitam uma Regra Moderna de vida cristã inspirada na Regra de Bernardo de Claraval, o pai espiritual dos Templários medievais.
Os membros da Ordem regem-se também por um código de cavalaria moderno, centrado em ideais éticos de elevados standards.
Assim, é esperado que os membros da Ordem demonstrem sempre:
- Honestidade e integridade;
- Civismo, consideração e respeito por todos;
- Coragem, auto-controlo e empenhamento;
- Fé na dignidade do Homem e na santidade do seu criador,
- Confiança na Graça de Nosso Senhor na criação de pessoas de boa vontade.
CÓDIGO MODERNO DE CAVALARIA DA OSMTH