09 Jan, 23

Apoio dos Templários modernos à associação A.N.D.A.R

adminAtividades, GPP-OSMTH
Partilhar

A Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR), tem um destino priviligiado para a sua solidariedade: São Tomé e Príncipe. A grande impulsionadora é Arsisete Saraiva, presidente da associação, que criou uma ligação muito especial com o país desde a primeira vez que o visitou. Sensibilizada pelas pessoas, pelas crianças que, não tendo nada, mantêm um sorriso constante.

A sua determinação para ajudar este país colheu a atenção da OSMTH – Grande Priorado de Portugal, que contribui com material escolar, angariado nas suas Comendas em território nacional. É uma participação alinhada com os objetivos cristãos e humanitários da Ordem, mas também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A Ordem põe assim em prática, nos dias de hoje, os princípios dos Templários da Idade Média, apoio aos desprotegidos, necessitados e mais vulneráveis e, colaborando com organizações com estruturas já montadas no terreno, como a ANDAR, participa com apoio logístico ou a recolha de bens.

Todo o material recolhido pela associação será entregue na congregação das Irmãs Franciscanas, em São Tomé e Príncipe, que apoia 2 000 crianças e 257 idosos .

Esta iniciativa, para além de recolha de material escolar, foca-se nas seguintes ações sociais:

  • informatização de farmácia;
  • entrega de medicamentos;
  • consultas de medicina;
  • projeto de saúde para todos, do projeto Marquês de Vale-flor.

Tem o apoio de:

INFARMEDE; Ordem dos Farmacêuticos; Associação Nacional das Farmácias; República Democrática de São Tomé e Príncipe e da OSMTH – Grande Priorado de Portugal.

A reportagem a seguir conta tudo.