25 Jun, 23

A ética na IA e a Defesa das Sociedades no século XXI: pensar o futuro, agora!

adminAcademia do Templo, Comenda de Sintra, Comendas, GPP-OSMTH
Partilhar

No dia 24 de junho, o Templo da Poesia, em Oeiras, acolheu a conferência que promoveu uma reflexão sobre o estado da arte na Inteligência Artificial e como as sociedades podem acolher as inovações e funcionalidades da tecnologia, de uma forma ética.

O Eng.º Luís de Vasconcelos e Castro, Comendador de Sintra da OSMTH Portugal, iniciou o evento com uma apresentação da Ordem do Templo, viajando da antiga organização templária, até os dias de hoje.

A primeira parte da palestra foi dedicada ao tema principal: A Inteligência Artificial (IA). Foi conduzida pela Doutora. Isabel Caetano, Presidente da Comissão Técnica Nacional para a Inteligência Artificial e, pelo Eng.º Mário Parra da Silva, Chairman of the Board da UN Global Compact Network em Portugal.

A assistência foi presenteada, pela primeira palestrante, com uma boa definição do que é a IA, de como a Europa se prepara, ao nível da regulamentação, para beneficiar das suas capacidades e defender dos seus riscos, entre outros, grandes desequilíbrios nas sociedades e de como Portugal acompanha esta tarefa.

Parra da Silva, apresentou uma visão de confiança, recordando que todas as grande mudanças da humanidade causaram receio, e que no caso da IA falamos de linguagem e recolha de informação, que deve ser enfrentada com objetividade mas sem medo.

O segundo painel de oradores, Doutor Ricardo Lopes Ferro, Vice Presidente da United Nations Association Portugal, e Doutor João Rucha Pereira, Criminalista e Consultor da NATO e da ONU, fez uma soberba incursão no tema: O Poder e a Responsabilidade.

Ricardo Ferro apresentou uma clara fotografia do que a IA pode oferecer à humanidade (quer benefícios quer de ameaças), recordando o que é a ética, deixou sugestões de como as sociedades devem enfrentar “este comboio” que não vai parar.

Rucha Pereira, enfatizou o dever ético de organizações como a Ordem do Templo promoverem a reflexão sobre as ameaças da humanidade, e de encetarem um trabalho de divulgação, salientando a necessidade da educação global para a paz.

A conferência foi encerrada pelo Grão Prior da OSMTH Portugal, Dr. Fernando Castelo Branco, que de forma descontraída mostrou à plateia, o resultado do auxílio da IA, mais concretamente do ChatGPT, na formulação do que serão as cruzadas do futuro, que nos esperam. Com desafios, com algum humor mas certamente com confiança.

O Comendador de Sintra, Eng.º Luis de Castro fez os agradecimentos finais do evento que resultou da organização da Comenda de Sintra, Grande Priorado de Portugal da OSMTH, da Academia do Templo em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, da Associação das Nações Unidas Portugal e contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.