29 Set, 23
Partilhar

O vencedor do prémio Gualdim Pais 2023, atribuído anualmente pela Academia do Templo, foi a obra com o título “Cavalaria Espiritual Feminina” do pintor Luis Vieira-Baptista.

O júri foi unânime na nomeação deste trabalho para o 1.º lugar do concurso, uma pintura com técnica de óleo sobre tela sobre mancha visionista a acrílico e com 50×50 cm de dimensão e que presta homenagem “As Mulheres Templárias”.

O reconhecimento público e a entrega do prémio financeiro foi realizado durante o XXXVI Capítulo Nacional da OSMTH Portugal, na Igreja do Convento de São Francisco, em Tomar, dia 23 de setembro de 2023.

O autor, Luís Vieira-Baptista, é um pintor com uma carreira longa e reconhecida internacionalmente. É o criador do estilo pictórico Visionismo, apresentado com grande sucesso pela primeira vez em Nova Iorque. Vieira-Baptista, recebeu também, a medalha de mérito da Câmara Municipal de Oeiras, pela criação de uma escultura junto à praia de Santo Amaro.

O Prémio Gualdim Pais, criado pela Academia do Templo, do GPP-OSMTH, visa apoiar anualmente trabalhos de investigação e criação artística sobre tema geral da Ordem do Templo e dos Templários.

O Diretor da Academia do Templo, Lídio Lopes, entrega o Prémio Gualdim Pais 2023, ao pintor Luis Vieira-Baptista.