24 Jan, 24

Causas sociais, uma missão da OSMTH Portugal

adminAtividades, Comenda de Sintra, Comendas, Notícias
Partilhar

As causas sociais são uma missão importante para a OSMTH Portugal, que começa o ano 2024 em plena atividade. Em Sintra estreitam-se parcerias com a Cruz Vermelha Portuguesa e doou-se um aparelho de contenção de gatos, como contributo para o projeto CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e redução das populações felinas silvestres.

Em reunião na delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa, preparam-se futuras colaborações na atividade da solidariedade social e cultural, das duas instituições. A Cruz Vermelha Portuguesa tem uma ação fundamental na ajuda ao combate à pobreza, à exclusão e à fome, apoiando dezenas de famílias no concelho. A sua ação no terreno, com fornecimento de cabazes de bens essenciais e apoio no acesso à saúde e formação terão a possível ajuda  que se encontra no mote templário moderno da OSMTH: “ajudar a humanidade na sua peregrinação pela vida”.

Já o apoio ao Gabinete Médico Veterinário Municipal de Sintra, num momento inicial, foi um reforço da dotação material para o cumprimento da estratégia de contenção de colónias de gatos, implementada pelo município. Estratégia que no ano passado, permitiu esterilizar, identificar e acompanhar cerca de 1500 gatos, que devolvidos ao seu ambiente, têm a continuidade do seguimento por cuidadores identificados. Este é um projeto de manutenção de um meio ambiente controlado e seguro para estas colónias e o seu envolvente.