19 Jan, 23

A Europa dos novos tempos, discutida em palestra da Academia do Templo

adminAcademia do Templo, Notícias
Partilhar

A OSMTH – Grande Priorado de Portugal, tem como um dos seus objetivos a clarificação histórica e académica sobre a Ordem do Templo medieval, sua relação com Portugal e com o mundo. Mas é uma organização que vive no presente com os olhos no futuro.

Foi precisamente esta, a perspetiva da comunicação do Doutor Ângelo Correia, no primeiro evento de 2023 promovido pela Academia do Templo, sob a égide do seu Diretor Lídio Lopes. 

Apresentada no Restaurante Quinta do Almirante, Frielas, em 19 de janeiro, esta viagem conduzida pelo ex-Ministro da Administração Interna, deliciou e galvanizou as cerca de 50 pessoas, que tiveram o privilégio de ouvir a sua palestra.

Fazendo referência à origem histórica da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, no século XII, sua presença e importância em praticamente todo o mundo conhecido, então, especialmente em Portugal, o Doutor Ângelo Correia, iniciou a sua apresentação que viajou pela transição dos Templários portugueses para a Ordem de Cristo.

Não esqueceu a importância de D. Dinis e depois D. Henrique para a expansão marítima dos portugueses e passando pela reorganização geopolítica do continente Europeu nos século XIX, princípios do século XX, desenhou  o contexto para o núcleo do tema: a Europa pós II Guerra Mundial, no plano geoestratégico do século XXI. Possibilidades de futuro.

Foi uma palestra cheia de vida, apontando alguns desafios, e ela própria alvo de intervenções desafiantes, por parte da assistência. Deixou vontade e espaço para futuros eventos. Este foi na verdade um copo, ou melhor, um cálice cheio de conhecimento. Como que, um pequeno “Gral” ao nosso alcance.